3 de julho de 2015

Noticias do Malaquias, o Ouriço.

O Malaquias lá anda.
Sempre a dormir durante o dia, puxa a palha toda para cima de si e fica escondido.
Só o consigo tirar com a ponta de uma vassoura, não é sociável, esconde-se formando uma bolinha de picos e é difícil que alguém o consiga agarrar.





Assim que pode, tenta logo entrar para a sua casa.
(Não sabia que eles gostavam de amaranhar pelas coisas), ia tentando entrar arranhando a porta da capoeira, tentando com as patinhas da frente subir.
É muito asseado, dentro da capoeira  tem bem definido o sitio onde come, onde dorme e onde faz as suas necessidades fisiológicas.
E já está maior o Malaquias.


" Algumas coisas se tornam lindas quando voçê realmente olha para elas" 
 Lauren Oliver



1 de julho de 2015

Ferro, e mais ferro e mais ferro.... a saga continua.

Assim como quem não quer a coisa, já estou um bocadinho saturada de tantos tratamentos, e de tanto sumo de beterraba, e bróculos e figado e tudo.. e tudo...e tudo.
Estamos em Julho e vai fazer dois meses que iniciei o tratamento.
Há três semanas devia de ter acabado, mas não, a lingrinhas aqui nunca mais atinge os níveis satisfatórios no hemograma.
Ele é um dia para as trasnfusões, ele é um dia para analises, até uma enfermeria e uma auxiliar do laboratório me perguntaram se lá trabalho.

_ Não não trabalho mas tenho vindo aqui uma a duas vezes na semana.
_ahh pois é que a tenho visto por cá tantas vezes que pensei que trabalhava aqui!

Vou  fazer o dobro das secções estipuladas na primeira consulta.

Já está muito melhor a rapariga, não anda a dormir em pé, não se sente tão cansada, anda mais bem disposta e já vai fazendo alguma coisita em casa, (até já anda com umas ideias...)  mas chegar aos niveis de "gente normal" ela não chega.
Enfim, tudo leva o seu tempo, eu sei, e realmente eu  estava bem pior do que aquilo que supunha.
Dizem: Mais Três semanas e fica fina. 
Assim o espero.

Segundo também me foi explicado neste serviço hospitalar, possivelmente  de tempos em tempos  tenho de repetir estes tratamentos.
Não com esta forma tão brusca, nem com esta frequência semanal.
Pode também ser só uma fase e depois voltar ao normal, não sabem...
Mas o que eu gostava mesmo era de ser encaminhada para alguma especialidade onde fosse dado outro tipo de soluções.
O porquê de eu não assimilar de forma natural o ferro ingerido na alimentação porque é isto que me está a acontecer.
O nosso corpo não produz ferro naturalmente e só o conseguimos obter, absorvendo-o através dos alimentos que ingerimos, eu deixei de fazer isso.
Vamos ver o que se passará no futuro, vamos ver!


29 de junho de 2015

O meu beijinho de volta " Dizem os netos"

Passaram o dia aqui em casa.
Na altura de irem embora diz-lhes a mãe!
-Vá filhos vão dar um beijinho à avó para irmos embora!
-Não quero diz o Simão!
-Vai lá dar um beijo á tua avó.
 -Não quero.....e começa a birra.
A mãe que é teimosa como tudo ( não sei a quem sairá) insiste de que ou ele me dá um beijo ou não vai para casa.
A custo e no meio de lágrimas lá me dá um beijo.
Fecham a porta, apanham o elevador, chegam à rua e da janela ainda o ouço a chorar e a dizer, no meio de lágrimas e soluços.
-Eu quero o beijinho que dei à avó aqui na minha boca outra vez...

25 de junho de 2015

Restinhos.

Da manta anterior ainda sobraram umas quantas tiras já cortadas.
Voltaram a ser cortadas ao meio fazendo delas pequenos quadrados.



Aproveitando mais uns restos que andavam por lá, foram cozidos em grupos de quatro formando um quadrado maior.

Pequenos acertos



Quadrados perfeitos que agora esperam por ideias.
Vai ser outra manta lá isso vai, o tamanho dependerá dos quadrados que conseguir aproveitar, pois pretendo comprar o mínimo de tecido possível, um em tons rosa talvez,  para completar o tampo da manta.
Vamos ver!...

Ser artista é falhar como mais ninguém se atreve a falhar e tentar outra vez.
Falhar outra vez, mas falhar melhor.

23 de junho de 2015

Desejos de chocolate

Há alturas em que o desejo de comer chocolate me acompanha durante horas. Passo o dia a pensar nele, mas só quando chego a casa encontro maneira de matar o desejo.
Chocolate de culinária há sempre em casa, e à falta de chocolate de leite este resolve a carência.


Este foi um desses dias e pensei:
-Quando chegar a casa tenho de fazer alguma coisa de chocolate.
Procurei na net, encontrei esta receita, fui para casa e às 8.30 da noite lá estava eu a fazer o doce, mesmo antes de fazer o jantar.


Fiz pequenas alterações à receita e no final liguei a resistência superior para corar um bocadinho a massa, mas na próxima já não ligo.
Escusado será dizer que o meu jantar nesse dia foi um copo de leite fresco com uma (duas) fatias de tarte.
Uma receita a repetir, fácil, e rápida de fazer.

Tarte massa quebrada e chocolate

Ingredientes

1 massa quebrada (usei de compra)


 Forre uma forma de fundo amovível com a massa quebrada, reserve.

3 ovos
190 grs de açúcar amarelo ( fIz COM 150G)
85 grs de chocolate negro (fiz com 200g de chocolate culinaria)
150 grs de Vaqueiro sabor a manteiga (fiz com 100g)
85 grs de farinha 
1 colher de chá de fermento

Derreta o chocolate com a Vaqueiro sabor a manteiga no microondas ou em banho-maria.
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume, deite o chocolate derretido, mexa, envolva a farinha com o fermento. Deite a mistura na tarteira forrada e leve ao forno quente 180º por 30 minutos.


Polvilhei com açúcar em pó

20 de junho de 2015

Os pintos da mãe.

Os pintos estão muito maiores, como só os vejo ao fim de semana noto muito a diferença.
A minha  mãe acha que são quase todos machos pois já se vê muito bem a crista, é pena pois assim teremos menos ovos.



A "tia" que entretanto ficou choca já está no ninho mas já partiu vários ovos.




A mãe apareceu ao pé de mim com esta linda alface acabadinha de sair da terra


E eu descobri no meio de um canteiro duas beterrabas.
Nunca me lembro de haver beterrabas no quintal (é perseguição só pode...)




As nectarinas vão crescendo, quase nunca se come nenhuma pois os pássaros acabam sempre por as "penicar"  todas antes de estarem maduras.
É assim a vida no campo todos os dias há novidades e diferentes

Entretanto ( credo como sou lenta a fazer postagens, já passou mais uma semana ...) os pintinhos estão maiores e a "tia" galinha já é mãe.


De 13 ovos a Tia galinha  partiu 6, dos 6 só nasceu 1 pitinho.
Aqui  na foto tinha dois dias, tão pequenino e vai ter uma mãe só para ele, espero que ela seja uma boa mãe galinha.




18 de junho de 2015

Sorvete de morango e banana


Bem fácil de fazer e muito mais saudável do que os de compra.
Congelar a fruta.
Triturar a mesma num robot de cozinha, juntamente com um bocadinho de açúcar.
Juntar um iogurte natural.
Colocar nas taças
Deixar que os miúdos se lambuzem e lambam os dedos.

Guardar as taças para a próxima vez.
Sim porque vai haver uma próxima vez...

15 de junho de 2015

Manta de patchwork


A energia voltou, não na totalidade, mas já com grandes efeitos secundários, e o primeiro resultado foi a terminação da manta de retalhos.




E é mesmo de retalhos pois todos estes tecidos haviam sido comprados há muito tempo, uns eram sobras de outros trabalhos já feitos.

Só o tecido do forro e do víes foram comprados especificamente para a manta
Ainda sobraram retalhos que vão servir para uma outra manta a começar quem sabe nos próximos dias.



12 de junho de 2015

O gato do R/c.

Não sei sequer o seu nome, mas é aqui no r/c do Edificio onde trabalho que ele vive.
Apareceu por aqui era ainda bebe, alguém o recolheu e lhe deu como lar uma sala de trabalho.
Imagino-o a deambular entre arquivos, secretárias, impressoras e a dormitar nas cadeiras vazias.
 De manhã abrem a janela, ele gosta de apanhar ar fresco e não salta para a rua,  fica ali a ver-nos chegar.
Não imagino nenhum animal aqui na minha sala de trabalho.
Já é complicado as pessoas concordarem com decisões básicas do dia a dia, se uma abre a janela uma outra quer a janela fechada, se uma desliga o ar condicionado a outra diz que o vai ligar porque tem frio, quanto mais ter um animal que passeia pela sala, que larga pelos, que mia, que precisa de cuidados.
Não aqui na minha sala não dava, nem os chefes deixavam...

Em tempos vi uma repostagem dos Estados unidos "acho eu" onde numa empresa era permitido  levar os cães para o trabalho, desde que os mesmos não fossem agressivos com os outros e se comportassem bem.
Ficavam enroscados ao lado das secretárias dos donos.
Diziam as estatísticas que os trabalhadores eram mais produtivos desde que tinham consigo os animais de estimação.

Estamos a chegar ao fim de semana ele vai ficar dois dias sozinho pois não há ninguém nos finais de semana a trabalhar, por certo tem muito tempo livre para dormir.
Bom fim de semana Gato, até segunda feira.

11 de junho de 2015

Caracóis.

Lamento mas as campanhas que se vêm nas redes sociais sobre os caracóis não me incomodam.
Gosto e sempre gostei de caracois, se forem picantes e salgadinhos acompanhados de uma cerveja fresquinha melhor ainda.
Gosto de os comprar, lavar e fazê-los eu.
_ ahh e fazes só para ti?
Claro que faço, se não tenho preguiça de fazer um jantar só para mim porque terei em fazer caracóis!
Prefiro quando faço um grande tacho cheio, quando a mesa se enche de pessoas, quando há animação ao lanche mas se estiver sozinha não me incomoda nada de ir fazer 1 litro de caracóis só para mim, já que a Joana não gosta.

E então que tal!.Vai um caracolinho?

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS