26 de agosto de 2015

Aí que me dói aqui, e ali, e ali....




Figado de vitela
Tenho continuado com o regime alimentar indicado pela médica, vamos ver como estarão os resultados das próximas análises
De tudo o que deveria comer só a carne de vaca é que me falha na mesa, tirando o figado de vitela não como carne de vaca.


Doce de cougete e beterraba

Baterraba, legumes e verduras não tem faltado.
Muitos sumos e laranjas, por isso espero que pelo menos a anenia esteja "controlada",
Quanto ao resto...

Gratinado de legumes no forno, batata doce, couve flor e beterraba

Setembro ainda não chegou e já tenho agendadas 6 (Seis...) consultas mais 15 tratamentos de fisioterapia.
Credo se calhar já morri e ainda não dei por isso...

 "- Cá para mim, os médicos acham que eu estou pior do que realembnte estou-" 

24 de agosto de 2015

Retalhos de dias de sol.



















Dias de sol passados a correr.
Penso sempre que "Para o ano é que vai ser!" , mas chega o ANO e é sempre igual, umas manhãs de praia, piscina e as tardes para tratar daquilo que ao longo dos meses não há tempo para fazer.
As chatices essas também teimam em não mudar, e quando mudam é mais do mesmo.
Dias de sol (poucos) que acabaram.
- Para o ano é que vai ser!

20 de agosto de 2015

Em (e da) familia.


Fui a casa da mãe fazer um caracóis para o lanche, o mano tambem ia lá estar. Apesar de morarmos relativamente perto quase passamos meses seguidos sem nos vermos. 



 Normalmente andamos desencontrados, eu vou a casa da mãe aos sábados, ele vai aos domingos.
Encontramo-nos lá raramente.
Desta vez percebi que os nossos hábitos são iguais.
Dá uma volta pelo quintal, espreita o Malaquias (o ouriço que é dele)  que se mantem escondido na sua casota, passa pela capoeira das galinhas




 Faz uma festa ao cão, e faz exactamente como o pai, espera que esteja tudo pronto...


Depois, lanchamos, arrumamos a mesa e cada um volta para a sua casa até ao próximo fim de semana na visita semanal.


Depois destas fotos as coisas mudaram um bocadinho. Já, fez 15 dias que o pai está no hospital, entrou de urgência e depois de vários exames foi-lhe diagnosticado um tumor, foi operado e agora aguardamos o resultado, continua hospitalizado embirrento e resmungão com tudo e com todos.
Como eu admiro a paciência das enfermeiras e auxiliares que tem de tratar dele.
Realmente há pessoas tão dificeis de lidar e de se dar com os outros até mesmo quando sabem que dependem deles...
Nós " eu e o mano" temo-nos encontrado lá na hora da visita, depois ele trás a mãe para e vai regar o quintal tarefa que a ela muito lhe custa, já lhe chega ter de tratar da bicharada e da casa.

Por aqui  quase sem novidades e também  sem pc, e com falhas na net, as postagens e visitas tem sido quase nada.
Veremos como serão os próximos dias.
Pinta

11 de agosto de 2015

Doce de courgete e beterraba.

Há dois ou três anos nem sabia o que eram courgetes, depois começaram a entrar nas sopas para substituir a batata e agora é  vê-las em bolos e doces.
Desta vez a courgete  juntou-se com uma linda beterraba e juntas abraçaram o açúcar dançaram um um pouco e dessa dança saiu um doce.


Rendeu três frasquinhos.




Apetece mesmo comer...



Ao lanche, juntamente com uns pãozinhos muito parecidos com os brioches, acabados de saiu do forno é um doce delicioso, até os gémeos gostaram.

8 de agosto de 2015

A cama, a gata.


Ela sabe que não a quero na minha cama, e quando o faz e me vê, salta logo lá de cima, mas nesta manhã, talvez estivesse carente, viu-me ronronou e foi ficando. Não tive coragem de a enxutar sem primeiro ir buscar a máquina.




.

Novidades, novidades por aqui não vão havendo, não por estar doente mas sim porque não tenho feito mesmo nada de especial, mas tenho tanta coisa a meio...credo não cou começar nada sem acabar o que anda por aqui. Bom se calhar até vou pintar o quarto verde de outra cor logo veremos, e isto sim é um grande trabalho.




31 de julho de 2015

Delicia de chocolate

Agora que a Joana já a aprendeu a fazer de vez em quando tenho uma surpresa quando chego a casa



Uma "surpresa doce", assim como doce é a Delicia de chocolate.
A receita encontra-se com facilidade na net.
Delicia de chocolate da Bimby, mas feita com a batedeira fica igualmente deliciosa, e com uma bolinha de gelado...hummmm é mesmo uma delicia.

28 de julho de 2015

Línguas da sogra.

Fazia sempre um choradinho para que a mãe me desse uma moeda ao domingo.
(Ás vezes tinha direito a ficar com o troco que sobrava da ida á mercearia, juntava-a numa caixa de fósforos para as "estravagâncias" do fim de semana que se reduziam a um gelado ou a uma lingua da sogra.)

Ele vinha de bicicleta com dois grandes cestos de lado, tocava a gaita e parava  mal entrava no Bairro para avisar a criançada.
Sorte a minhan a nossa casa era a primeira da rua, por isso chegava sempre primeiro que as outras crianças.
Olhava para o cesto e escolhia sempre aquela que aos meus olhos me parecia a mais deliciosa.
Voltava para casa comendo pequenos pedacinhos, enquanto em sentido contrários vinham a correr os outros miudos desejosos de escolher de entre todas as outras, a sua lingua.


Era um momento solene em que não havia tempo para conversas nem brincadeiras, era o momento da lingua da sogra,
E que triste que ficava se por um acaso num fim de semana o vendedor não aparecia, ou quando a minha mãe estava zangada comigo e não me dava a moeda.
Depois...
Depois eu cresci, e tanta coisa mudou, e deixou de haver vendedores de linguas de sogra na rua do meu bairro.

Ás vezes encontro-as à venda nos supermercados mas não tem o mesmo sabor nem cheiro das que comprava em criança.




24 de julho de 2015

Querida dona...

... enquanto dormias, entraram pela varanda uns doendes, a fadinha dos dentes e o coelhinho da páscoa.



Eu tentei que eles se portassem bem, mas olha vê só o que eles fizeram, são mesmo traquinas não são dona?



Estou aqui à procura das suas impressões digitais que é para tu acreditares em mim.
Eu sei que vai ser difícil acreditares que foram eles os causadores de tão grande traquinice.



Dona eu ralhei com eles, e como vês eu tentei guardar tudo novamente na cesta antes de entrares na sala e teres dado aquele grito enorme e chamado por mim...
Sei que estás zangada mas mesmo assim eu vou-te dar um conselho:
- É melhor que esta noite feches bem a varanda não vão eles quererem vir aqui novamente,
Vá dona tem um dia de trabalho feziz.
Com carinho.

A tua gata Griselda


22 de julho de 2015

Da horta da vizinha da mãe.

Não são raras as vezes que trago da casa da mãe alguma coisa biológica que a vizinha repartiu com ela..
É assim a vida de quem mora no campo.
Os vizinhos trocam verduras, ovos, e legumes, dão uma mãozinha nas obras e até tem sempre um ouvido pronto para aquele desabafo mais intimo.
O que a  vizinhança tem, vai trocando e dividindo, a mãe por sua vez põe de lado umas quantas coisas para eu trazer.
Por vezes quando trago ovos,  faço um bolo e  divido com a mãe, que por sua vez corta uma fatia e vai levar á vizinha.
É uma troca constante.
Desta vez da horta da vizinha vieram  courgetes, limões e ameixas.
Com uma das courgetes fiz doce, coisa que já andava ao tempo para experimentar embora eu não aprecie este tipo de doces.
Uma courgete rendeu um pequeno frasco  e mesmo não sendo  apreciando, neste dia foi o meu lanche juntamente com uma fatia de pão alentejano e um copo de chá fresco, feito com a casca do limão.
Tudo muito simples, muito nosso.
Da próxima vez que traga courgetes, vou fazer mais doce e levar para a mãe que irá dividir com a vizinha...


Já por duas vezes que de manhã encontro no elevador uma senhora.
Além do bom dia não trocamos mais palavras.
Não sei quem seja, mas calculo que seja alguém novo aqui no prédio.
Por, cima de mim só há mais um piso seria  de esperar que conhecesse a vizinhança. mas não aqui não é como no bairro onde nasci.
Aqui ninguém conhece ninguém, e nunca uma courgete será trocada ou passada de mão em mão. 

17 de julho de 2015

Umas pequenas reciclagens para a cozinha.



-Se gostava de uma mesa nova porque o tampo desta está amarelo, horrivelmente feio?
Pois gostava, mas não pode ser.
- Se o tapete está velho?
Pois está, já tem muitos anos e já andou por todas as divisões da casa inclusive na marquise.!
-Se precisava de trocar o cortinado.
-Precisar não precisava mas gostava de um novo!
Vontade de mudar eu tenho, o que não tenho é dinheiro para isso, e como quem não tem dinheiro não tem vicíos,  vou ficando com as coisas como estão ou tenho de usar a imaginação.
Resolvi usar a imaginação



O tampo da mesa foi pintado.



O cortinado da sala rasgado pelas unhas da Gris, enquanto tentava apanhar uma mosca, vai ser reciclado.




O tapete da cozinha será substítuido por outro.



Depois de três dias de espera entre secagem de tinta a  mesa ficou branquinha.





 O cortinado foi cortado ao tamanho da janela e pintado de azul claro, ainda me sobraram mais três à espera de novas reciclagens.



Até teve direito a levar umas borboletas que logo tiveram de sair porque a Gris achava que eram para apanhar e não tarda nada teria novamente o cortinado rasgado.



Nos saldos encontrei um tapete azul.




 Numa ida ao supermercado deparei-me com estes panos da loiça girissimos a €1.50, comprei 4.


Forrei o tampo das cadeiras e dos bancos.



 Pode não parecer mas o conjunto de mesa e cadeiras parece nova.


  Pouco trabalho pouco dinheiro, umas reciclagem e fiquei com a cozinha de cara lavada
Pode parecer pouco, insignificante até,  mas faz diferença, pelo menos para mim faz.







GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS