30 de setembro de 2015

Folhados Alentejanos - a minha ultima descoberta.

foto tirada da net

Perto da clinica onde ando a fazer a fisioterapia abriu uma padaria.
Tenho entrado e comprado pão para o jantar, mas ontem em cima do balção uns bolos que eu desconhecia chamaram-me a atenção.
Perguntei o nome:
- Folhados alentejanos.

Comprei 1.
Quando cheguei a casa a Joana ao ver o bolo franziu o nariz, mas ao dar a primeira dentada mudou de opinião,

- Amanhã podes comprar outro? perguntou-me ela.
Eu já fiz melhor, procurei na net a receita e numa próxima oportunidade vou tentat fazê-los.
É que são mesmo bons!...


24 de setembro de 2015

Música.

 Musica, em forma de saco/bolsa/mala.


 Um projecto inacabado que ficou  guardados na gaveta, meio feito meio por fazer.


Agora depois de pronto, saiu à rua nos primeiros dias de Outono.
E se calhar até foi acabado na altura certa pois estas cores são muito mais outonais do que cores de verão.



Agora é vê-lo por aí a dar música a quem para ele olhar.


20 de setembro de 2015

Esses


Entrei na pastelaria, pedi um café, olhei para o balção e vi uns "esses", pedi três.
€1.50, achei caro, paguei e sai.
Comi um "esse" e fiquei a pensar:
- Eu sei fazer isto!, E por este preço faço uma fornada deles.


 E fiz.


Não são ESSES, são ESSINHOS,
Ficaram pequeninos, mas de sabor estão muito bons.
Na próxima fornada farei ESSES maiores, mas a receita será a mesma, visto que o mal não foi da receita mas sim da cozinheira.
Acho que a esta fornada não deva chamar Esses, minhocas seria mais  apropriado devido ao seu tamanho e espessura, mas em todo o caso deixo a receita.

 Esses de Azeite

4 ovos
125g de açúcar
500g de farinha
1 colher de sopa de canela
120g de azeite.

Junta  os 3  ovos, o açúcar, o azeite e a canela, bater tudo.
Adicionar a farinha e amassar até formar uma massa rija.

Fazer rolinhos e dar-lhes a forma de Esses, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Pincelar os ESSES  com  1 ovo batido e polvilhar com açúcar e canela, levar ao forno quente cerca de 15 minutos. 

Nota: 
Os esses não crescem quando vão ao forno, por isso devem fazer rolos grossos.
 15 m. foi tempo a mais no meu forno a 170º, pois o mesmo já estava quente.
Polvilhei alguns com açúcar e canela, outros só pincelei com o ovo.


                   " Que seja doce, o dia, a vida e a alma!!


  

18 de setembro de 2015

Batuticeiro "dizem os netos"

-Batuticeiro. Diz o Simão meio a chorar!
- Não sou nada, respondeu o Eduardo.

-O que é batuticeiro?  pergunto eu ao Simão
-Vó, se o Edu faz batutice a jogar é um batuticeiro!

" Já reparaste que quando as crianças brigam, rápidamente voltam a fazer as pazes?
É que para elas a felicidade vale muito mais do que o orgulho"






16 de setembro de 2015

Costurices



Uma agenda para o inicio do novo ano escolar, pequenina para andar na mala e ficar perdida no meio das chaves de casa, do telemóvel, da carteira, do passe, da embalagem de creme das mãos, da.. da.. e do..



Uma agenda cheia de folhas em branco à espera de muitas ideias, mensagens e projectos.
Uma pequena agenda com uma capa escura mas cheia de doces.

            "O passado está na tua cabeça. O futuro nas tuas mãos" 





14 de setembro de 2015

Continuando.

Depois da confusão dos primeiros dias, a vida volta a tomar rumo.
A mãe vai tratando das coisas pessoais, até porque se sente bem a ser ela a fazer isso
A familia mais chegada e uns amigos juntaram-se  para arranjar o quintal.



Há muitos paus, ferros, latas e latinhas,  barracas e barraquinhas que outrora foram capoeiras, mas que há muitos anos não tem serventia nenhuma a não ser acomular lixo lá dentro e servir de ninho de ratos.
Tudo será deitado a baixo deixando o espaço limpo.




Alem de ser mais fácil para a mãe mover-se pelos estreitos caminhos acimentados, irá ter muito menos trabalho.
Aos poucos esperamos conseguir por o quintal apresentavel.
Para nós é a continuação, para ela é um recomeço,  afinal foram 64 anos juntos.

8 de setembro de 2015

Luto




Não sei muito bem o que escrever!
A nossa relação nunca foi boa, mas era o meu pai.
Partiu como nunca foi na vida, calmo e sereno
O texto abaixo foi escrito pela Lúcia, talvez a  unica pessoa que conseguia ter uma conversa com ele.
Eu e o meu irmão estamos a cuidar da minha mãe.



Poucos o tratavam pelo nome.
Era conhecido como " esgravulha" " "fala barato", "chato" ou " espalha brasas"...
Nenhum dos que lhe eram próximos se livrou de ser brindado com uma das suas brilhantes criações : "Carochinha", " burricalha", " carocho" , " Tanzânia", " Borreguitos", " Ursa" entre outras pérolas !
Tinha um feitio muito próprio e onde chegava tinha de marcar presença fazendo-se notar muitas vezes pelas piores razoes !
Poucos compreendiam aquele seu humor rebuscado, negro e incomodo e era difícil conseguir ganhar o seu respeito !
Mas era um artista. Lembro-me de o ver esculpir a Madeira com uma pequena navalha e criar diversas peças que foi distribuindo pela família. 

Orgulhava-se das vezes que tinha sido entrevistado em diversos programas de Tv ou nos jornais locais onde divulgava os legumes gigantes que cultivava no pequeno quintal .
Mas até isso a idade lhe foi roubando!
Desde que nasceu que se tornou perito em enganar a morte ... mas algum dia ela teria de o vencer .
O dia chegou !
Até sempre avô Heleno

4 de setembro de 2015

Pai em "part time"



Já passou pai!
Os 15 dias que te "obrigaram" por lei a passares com a menor já acabaram.
É um pesadelo não é, seres durante 15 dias pai? pois é!
É certo, mudaste-lhe a fralda 1 vez, foste 4 ou cinco vezes com ela ao hospital quando era pequenina, nunca te levantavas de noite quando chorava, nunca lhe fizeste ou deste uma pápa à boca ( achas que eu sei fazer isso, respondias! ) nunca lhe contaste uma história, poucas vezes foste passear com ela para o jardim.
Quantas vezes a levaste ao infantário? 8? 9?. e professores? quantos tu conheceste e a quantas reuniões escolares foste? Mem uma unica vez.
És obrigado por um juiz a pagar uma pensão que se mantem a mesma desde há 10 anos, e pior de tudo tens de passar 15 dias... (15 dias credo...) todos os anos com ela.
Eu sei, quer dizer imagino deve ser terrivel ser pai durante 15 dias por ano, mas enquanto eu puder ela irá sempre passar esses dias ao pé de ti.
Ah, e mesmo assim agora até tens sorte, porque já não precisas de agarrar nela ao colo ( já não te suja os fatos com sapatos) e já sabe lavar as mãos ( também não te suja a camisa com as mãozinhas sujas de comida) e assoar, o nariz ( tambem não precisas ela já é crescidinha).
É terrivel ser pai!.. eu sei.
Tens muitas qualidades, és um bom homem, mas esta realmente não está no teu ADN ser pai.
Mas sabes pai! Já tiveste bastantes anos para aprender e não aprendeste nada, continuas a ser pai em part time.
Sabes o que é pior do que ser pai em part time?  É quando ela for maior e já não dependa de mim para tomar decisões e sózinha pretenda passar a ser tua filha em part time!
É lixado ser alguma coisa em part time!,,,

31 de agosto de 2015

Pinturas - depois

Quando se abre a porta da rua e se entra em casa ainda cheira a tinta.
Gosto deste cheiro, cheira a "novo" a "limpo", embora de novo e mais limpo do que o habitual não haja nada, há apenas duas reciclagens e bastante básicas.
O quadro com o desenho da Joana, só levou  umas pinceladas de branco na moldura azul e cartão à volta foi colocado ao contrário, deixando a parte verde ás bolinhas para dentro.




Os velhos cortinados da sala foram cortados ao tamanho da janela e tingidos de cor de rosa com tinta de tecido.


Todos os elementos que estão neste quarto foram encontrados na rua e reciclados, à excepção da cadeira cor de rosa e da arca de vime.
A cadeira já foi do quarto da Joana e a arca foi comprada quando ela era ainda bebe e guardava dentro os seus brinquedos. Um dia também será pintada de branco, ah e falta-me uma cama para que os gémeos possam cá passar a noite.

Comparo o antes e o depois e vejo como faz tanta diferença apenas mudar a cor das paredes.








Até a Griselda parece ter gostado da mudança pois já adoptou o colo da boneca como o seu novo local de sonecas.

28 de agosto de 2015

Pinturas de verão - O quarto verde-



Fez este mês 10 anos que comprei esta casa, e nos finais de Setembro mudamo-nos para cá.
A Lúcia e a Joana sempre dormiram no mesmo quarto, a mudança nas nossas vidas iria ser tão grande que achei por bem que a Joana então com 4 anos continuasse a dormir junto com a irmã, até porque a única mobília que eu trazia da "casa de família" era o quarto delas que era um beliche.
Sobrava então este quarto, que ficaria como sala de estudo para uma e sala de brincadeiras para a outra.
A Lúcia pediu para pintarmos uma parede de verde alface, com a casa cheia de caixas e caixinhas a ideia não me pareceu lá muito boa, até porque a casa tinha sido habitada por pouco tempo e estavam as paredes impecáveis e todas pintadas de igual. Creme!
Mas se era para mudar, então mudávamos tudo e à nossa maneira, afinal seriamos agora donas das nossas vidas e escolhas.
"Pintei a parede de verde e de seguida pintei também a do meu quarto em castanho chocolate, (cama não tinha mas isso logo se resolveria mais tarde) mas tinha uma parede cor de chocolate!"

Esta divisão passou a ser chamada de "quarto verde"
Passado dois anos este viria a ser o quarto da Lúcia, a Joana ia para a escola primária era uma menina grande já podia dormir num quarto só dela, sem medos e pesadelos.
Aqui já tiveram várias camas, vários móveis, mas a parede continuava igual, verde.
Chegou a vez de mudar.

Sabia que iria ser um longo trabalho pois desta vez tinha de pintar todas as paredes e tecto.
Tirei o menos possível da divisão, fiz montes e tapei com lençóis e toalhas velhas e ia arrastando de um lado para o outro conforme precisava de espaço.
Ao longo dos anos a parede lateral ganhou algumas rachas, foi preciso primeiro tapa-las com uma massa própria para o efeito.
Dá trabalho e tem de ficar disfarçada para que depois não se vejam os "remendos" e se as paredes fossem lisas acho que seria mais fácil, dava-se a massa lixava-se e já estava, mas assim é bem mais difícil e trabalhoso disfarçar "altinhos"
Há medida que tapava uma racha, aparecia outra, credo nem tinha visto que haviam tantas...


Tinha lido algures que se forrasse o tabuleiro de pintura com plástico ia ter muito menos trabalho depois na limpeza do mesmo.
Tentei a ver no que dava



E realmente é muito mais fácil.
Também, tinha lido de que não seria necessário tapar o chão, bastava lavar o mesmo no inicio da pintura e ir lavando novamente cada vez que mudamos para uma nova área.
Também resultou para mim, uma vez que tive de mudar os "tarecos" várias vezes de lugar, sem ter o chão impedido.



As pinturas iam sendo feitas por etapas, até porque a minha tendinite não me permite grandes esforços seguidos.
Primeiro o tecto, depois as paredes cremes e só depois a parede verde.
Esta foi a mais difícil, pois teve de ser pintada de branco antes de levar a cor final, e paredes rugosas dão muito mais trabalho a pintar do que paredes lisas.
Três demãos de tinta nesta parede e duas em todo o restante quarto.



Foi muito trabalho, mas tive sempre por companhia e vigilânçia a Gris.
Custo tutal:  €18.90 pois só precisei de comprar a tinta cinzenta e a massa para as rachaduras, tudo o resto já tinha em casa.





Este  quadro, um dos últimos desenhos feitos pela Joana no infantário antes de nos mudarmos, será reciclado.
Foi feito a 20.9.2005 e representa "A familia".
A "família" ... ela só desenhou a Mãe e o coração da mãe.
Era assim constituída a família de 5 pessoas aos olhos de uma menina de 4 anos.
O quadro será reciclado e permanecerá sempre numa qualquer parede.



Bom, e ao fim de três manhãs de trabalho, (sim porque eu sou uma amadora),  e algumas dores  no corpo, (até os calcanhares me doiam) as pinturas ficaram acabadas,
A roupa e o material de pintura foram lavados e serão guardados até (  e se )  houver próximas pinturas feitas por mim.
Agora falta colocar tudo no devido lugar, esquecer as dores e olhar a obra pronta.


"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."


(Confúcio)

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS