23 de novembro de 2015

Um cesto cheio de rebuçados ( calendário de advento)



Pedi ás Sras. que fazem a limpeza no escritório que me guardassem os rolos vazio do papel higienico.
Comprei chocolates e o outro material necessário para a execução do calendário e meti mãos ao trabalho.


 Não foi necessário muito tempo para que começassem a surgir pequenos rebuçados recheados com guluseimas.
Lá dentro dois doces. Um para cada um dos gémeos.



 Umas luzinash led


 e um boneco de neve de outas decorações, fizeram o resto


Agora é só esperarem pelo dia 1 de Dezembro para começarem a devorar o seu cesto de doces..

O que é que podes fazer para promover a paz no mundo? 
Vai para casa e ama a tua família.".

                              Madre Teresa de Calcutá: "

22 de novembro de 2015

O velho funil.


No meio de muito lixo e tralha estava o que outrora fora um funil em esmalte.
         -Tu que gostas de coisas velhas queres isto? pergunta a Mãe
         -Não! Já não tem a pega, é melhor ir para o lixo! Respondo

- Sabes é que este funil tem mais de 60 anos, era da tua avó.
Uma vez estava cá em casa eu precisei de um funil (já não sei para quê) mas não tinha, nem podia comprar, pois nessa altura todas as moedas eram poucas para chegarem ao final do mês. Então ela quando cá voltou  trouxe este que era dela.
 Deu o unico funil que tinha. Mas para ela isso não importava nada,

 Ela era assim, dava tudo para ver ou outros bem. ( eu sei e tenho tantas saúdades da minha querida avó).
Depois a vida melhorou, tivemos vários finis, mas eu nunca tive coragem de deitar o velho funil fora e por aqui foi ficando, mesmo sem servir para nada.

Ao ouvir esta história da boca da minha mãe, lembrei-me de uma outra. Um pequeno texto do meu livro de Portugês da 3º ou 4º classe.. Um texto que eu nunca esqueci.
Era mais ou menos assim.

Era uma vez um menino que não gostava que a sua mãe lhe fizesse festas na cara. Ela tinha umas mãos muito feias, asperas e queimadas.

-Mãe tu tens as mãos mais feias do Mundo!

A mãe ficava triste mas à noite enquanto o seu menino dormia, ela aproximava-se e acariciava-lhe o pequeno rosto.

- És tão lindo meu menino!...

 Um dia sem querer o menino ouve uma conversa entre a sua mãe e a avó e  descobre que as mãos da mãe ficaram queimadas, feias e ásperas porque ela o salvou de um fogo.
Era ele bebe e dormia no seu berço, quando numa noite, uma  rajada de vento, fez com que a vela  que iluminava o seu sono tombasse sobre o berço e ateasse fogo à roupa da cama.
A Mãe destemida enfrentou as chamas e salvou o seu menino mas as suas mãos ficcaram para sempre queimadas.

Então o menino com lágrimas nos olhos foi junto de sua mãe afaga-lhe as mãos e diz-lhe

- Mãe!, afinal tens as mãos mais bonitas do Mundo.


Passei a ter um velho funil sem pega e com ferrugem  mais bonito do Mundo, 
Aquele que a minha avó um dia deu á sua nora sem se importar que ficaria sem nenhum.

Um dia quem sabe tenha coragem de o deitar fora, agora não!





18 de novembro de 2015

Toca a andar!

Não sou nada destas coisas, até porque as duas ultimas tentativas de me mexer, numa delas fiz uma luxação nos dois pés que me fez ficar uma semana em casa com os pés roxos e inchados, e quando fui trabalhar tive de ir  com canadianas. Passado uns tempos fui fazer uma  caminha mas fiquei  tão indesposta que tive de desistir a meio.
Mas desta vez quando fizeram o convite à Joana eu disse logo que ia também.
Ela já tem feito algumas orientaçõese tem gostado muito, para mim foi uma estreia.


Fomos bem cedo, o orvalho ainda se via nas plantas.


E lá fomos nós, um grupo de 5 pessoas, e foi tão bom...
6km a andar, o dia estava lindo e no final as dores de pernas foram bem suaves.

















Ficava sempre para trás, claro para tirar fotos não andava  (desculpas...).
A natureza estava ali mesmo á minha frente com tantas cores, tantos formatos, que era quase impossível não registar estas maravilhas


Certo certo é que se o grupo dependesse de mim para interpretar o mapa, a esta hora ainda por lá andavamos,  perdidos...mas também em contrapartida iria ter um monte de fotografias deste lugar lindo.
( aqui que ninguem nos ouve, eu nunca tinha usado a búsula).

Um dia a repetir se me voltarem a convidar, quer dizer se eu me fizer convidada...


16 de novembro de 2015

Calendário de advento.

Este ano não comprei calendário para a Joana, preferi fazer.
Na net encontramos um cem numero de ideias práticas para termos um calendário diferente e feito por nós. Escolhi um modelo. que é tão simples, tão fácil que qualquer um consegue fazer, e é bem mais bonito do que os de compra.


A pequena caixa que contem as pilhas das luzes, está escondida nas costas do pai natal.


pequenos corações já de outros trabalhos serviram para enfeitar.



 Foi feito enquanto a Joana estiva a dormir para que só o visse depois de pronto.
Afinal uma surpresa é sempre melhor.

A minha maior dificuldade foi mesmo a de não comer nenhum dos chocolates que estavam destinados ao calendário,



Vá força, procurem ideias, começem a fazer  o vosso, que já faltam poucos dias para a o dia 1 de Dezembro!...

(E não ainda não tenho a casa decorada para o natal, só mesmo o calendário foi colocado na parede)






11 de novembro de 2015

São Martinho

A bela  da àgua pé estava pronta para encher os jarros, a batata doce assada fazia companhia, mas a rainha da noite foi a castanha. Não se ouviu o pregão - Quentes e boas- mas também não era preciso, bastava olhar para elas.




 Amanhã é dia de trabalho, mas ninguem parecia ter pressa de se vir embora.
Da rua chegava agora o cheiro das entremeadas e dos couratos na grelha-
A gordura que caia nas brasas faziam quase um pedido, uma suplica.
 - Não vás ainda é cedo, e estamos quase prontos,-
Mas quem é que ainda tinha estômago para tal petisco!
Eu certamente que não.


 No cesto, protegidas por um cobertor de lã, as ultimas castanhas aguardavam pelas mãos que a elas se atirassem.
- Quentes e boas, quentes e boas!...Vá não nos deixem aqui. -

Mas para mim tinha chegado a hora de  regressar a casa...
Boa noite,








9 de novembro de 2015

Malaguetas


Do quintal da mãe veio uma mão cheia de malaguetas.
São tão bonitas como picantes.
Tive a triste ideia de fazer feijoada de chocos, coloquei uma partida aos bocadinhos e quase precisei de chamar a corporação de bombeiros mais próxima.
Arre que aquilo pica mesmo muito.


 Também do quintar veio esta tábua.



Não tive coragem de a queimar.
Serve agora para colocar a travessa na mesa, ou um bolo, ou.., ou...
Se um destes dias tiver paciência dou-lhe umas pinceladas de branco, ou talvez não!...


28 de outubro de 2015

A inveja é tão feia!...

... mas as meias que tenho visto neste mundo da net, são tão bonitas, que não resisti e quando vi este conjunto de lã e agulhas, comprei.
Eu nem gosto de tons mesclados, mas não tive escolha, ou trazia  este conjunto de 4 novelos, 5 agulhas e um passo a passo e vinha para casa tentar fazer, ou continuava a invejar as meias alheias.

Há muitos muitos anos (quase 30) aprendi a fazer meias.
A Lúcia tinha várias de várias cores e malhas trabalhadas, (porque eu não me ficava por coisas simples) que eu combinava com as saias rodadas. e os tótós da cabeça.
Mas a Lúcia cresceu e nunca mais fiz nenhum par de meias.


Já não me lembro como se faz e vou fazer com uma malha simples porque esta cabecinha já não é o que era.
Já deixei "cair" algumas malhas, já desenfiei uma agulha na totalidade mas tambem já tenho um bocadinho do cano da meia feito.

Como diria a minha mâe, sou mesmo uma
- Maria nabiça tudo o que vê cobiça-   

A inveja é tão feia!...




26 de outubro de 2015

Está na altura de trocar...



...os sumos naturais


Por uma chavena de chá quentinho.

Pequenos momentos dos fins de semana que passam a correr.







22 de outubro de 2015

Danças e cantares de outros tempos, com crianças de hoje.


Bonecas de pano, brinquedos de madeira, cordas para saltar, rapazes de boinas e calças com alças cruzadas atras, meninas de saias até aos pés e lacinhos na cabeça.
Era assim no tempo da minha avó.
É assim ainda hoje em cima do palco quando os pequenos dancarinos mostram orgulhosos à plateia os seus dotes.

No meio deles, os meus.
Um segue à risca (dentro do que conseguem fazer no alto dos seus 4 anos) o que o aprendeu nos ensaios,
O outro, um pouco mais trapalhão com os passos, (mas não menos orgulhoso)  dança, sorri e segue a sequencia da dança.


São felizes ali,
E ficam tão contentes quando sabem que na plateia estão familiares a olhar para eles e a bater palmas quando acabam.
Quando lhes dizemos que se portaram muito bem, dão ambos um sorriso de orelha a orelha.
E eu orgulhosa dos meus pequenos "feijõezinhos"por vezes deixo cair uma lágrima.

19 de outubro de 2015

Perfumes bordados


Longe  vai o tempo em que a agulha andava sempre atarefada a bordar.
Ponto cruz era o preferido, gostava de trabalhos com esquemas grandes e muitas cores.
Este tinha como destino uma parede,  mas ficou dentro da gaveta e por lá tem estado.
Um dia quem sabe, venha a ser um quadro!

" Se ainda temos sonhos, ainda temos chances"

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS