28 de agosto de 2015

Pinturas de verão - O quarto verde-



Fez este mês 10 anos que comprei esta casa, e nos finais de Setembro mudamo-nos para cá.
A Lúcia e a Joana sempre dormiram no mesmo quarto, a mudança nas nossas vidas iria ser tão grande que achei por bem que a Joana então com 4 anos continuasse a dormir junto com a irmã, até porque a única mobília que eu trazia da "casa de família" era o quarto delas que era um beliche.
Sobrava então este quarto, que ficaria como sala de estudo para uma e sala de brincadeiras para a outra.
A Lúcia pediu para pintarmos uma parede de verde alface, com a casa cheia de caixas e caixinhas a ideia não me pareceu lá muito boa, até porque a casa tinha sido habitada por pouco tempo e estavam as paredes impecáveis e todas pintadas de igual. Creme!
Mas se era para mudar, então mudávamos tudo e à nossa maneira, afinal seriamos agora donas das nossas vidas e escolhas.
"Pintei a parede de verde e de seguida pintei também a do meu quarto em castanho chocolate, (cama não tinha mas isso logo se resolveria mais tarde) mas tinha uma parede cor de chocolate!"

Esta divisão passou a ser chamada de "quarto verde"
Passado dois anos este viria a ser o quarto da Lúcia, a Joana ia para a escola primária era uma menina grande já podia dormir num quarto só dela, sem medos e pesadelos.
Aqui já tiveram várias camas, vários móveis, mas a parede continuava igual, verde.
Chegou a vez de mudar.

Sabia que iria ser um longo trabalho pois desta vez tinha de pintar todas as paredes e tecto.
Tirei o menos possível da divisão, fiz montes e tapei com lençóis e toalhas velhas e ia arrastando de um lado para o outro conforme precisava de espaço.
Ao longo dos anos a parede lateral ganhou algumas rachas, foi preciso primeiro tapa-las com uma massa própria para o efeito.
Dá trabalho e tem de ficar disfarçada para que depois não se vejam os "remendos" e se as paredes fossem lisas acho que seria mais fácil, dava-se a massa lixava-se e já estava, mas assim é bem mais difícil e trabalhoso disfarçar "altinhos"
Há medida que tapava uma racha, aparecia outra, credo nem tinha visto que haviam tantas...


Tinha lido algures que se forrasse o tabuleiro de pintura com plástico ia ter muito menos trabalho depois na limpeza do mesmo.
Tentei a ver no que dava



E realmente é muito mais fácil.
Também, tinha lido de que não seria necessário tapar o chão, bastava lavar o mesmo no inicio da pintura e ir lavando novamente cada vez que mudamos para uma nova área.
Também resultou para mim, uma vez que tive de mudar os "tarecos" várias vezes de lugar, sem ter o chão impedido.



As pinturas iam sendo feitas por etapas, até porque a minha tendinite não me permite grandes esforços seguidos.
Primeiro o tecto, depois as paredes cremes e só depois a parede verde.
Esta foi a mais difícil, pois teve de ser pintada de branco antes de levar a cor final, e paredes rugosas dão muito mais trabalho a pintar do que paredes lisas.
Três demãos de tinta nesta parede e duas em todo o restante quarto.



Foi muito trabalho, mas tive sempre por companhia e vigilânçia a Gris.
Custo tutal:  €18.90 pois só precisei de comprar a tinta cinzenta e a massa para as rachaduras, tudo o resto já tinha em casa.





Este  quadro, um dos últimos desenhos feitos pela Joana no infantário antes de nos mudarmos, será reciclado.
Foi feito a 20.9.2005 e representa "A familia".
A "família" ... ela só desenhou a Mãe e o coração da mãe.
Era assim constituída a família de 5 pessoas aos olhos de uma menina de 4 anos.
O quadro será reciclado e permanecerá sempre numa qualquer parede.



Bom, e ao fim de três manhãs de trabalho, (sim porque eu sou uma amadora),  e algumas dores  no corpo, (até os calcanhares me doiam) as pinturas ficaram acabadas,
A roupa e o material de pintura foram lavados e serão guardados até (  e se )  houver próximas pinturas feitas por mim.
Agora falta colocar tudo no devido lugar, esquecer as dores e olhar a obra pronta.


"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."


(Confúcio)

26 comentários:

  1. Que bom mudar e fica lindo,renova tudo! Beijos, bom descanso! chica

    ResponderEliminar
  2. Bom descanso!
    E espero ver imagem do novo quarto "verde"!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Mudança é sempre bom, parabéns pelo postagem, bom descanso, bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito giro !! Basta mudar a pintura e fica tudo diferente. BJS E BOM FIM DE SEMANA.

    ResponderEliminar
  5. Olá querida,
    Não importa a cor, as boas lembranças sempre ficam nas paredes!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião o branco é sempre a melhor opção!!
    Depois tens de nos mostrar o resultado final!
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Eu admito que prefiro mais cor =)
    Mas não deixa de ser bonito e aliás o branco ao menos dá com tudo depois =)

    Pinta, mas que trabalhão, medo lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. ...e deliciar-se sempre que olhar para esse belo espaço!!! Bj

    ResponderEliminar
  9. ...e deliciar-se sempre que olhar para esse belo espaço!!! Bj

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, adoro a tua garra, a tua energia e a tua maneira de ser. PARABÉNS e um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Ficou muito bonito. E já aprendi muita coisa por aqui hoje...
    Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  12. Precisava tanto de ter essa coragem cá em casa...tenho tanta coisa para fazer e tão pouca coragem...
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Olá Pinta, as paredes claras sempre dão a sensação de maior amplitude e frescura.
    Depois mostra tudo pronto.
    Beijinhos e quem muda Deus ajuda:)

    ResponderEliminar
  14. Ai Pinta, nem me fales em pinturas! Este mes pintei a casa toda! Que trabalheira! Mas valeu a pena o esforço! E tambem mudei de verde, para rosa pastel! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ola Pintinha! Eu tanto gostei do verde como branco...
    O branco dá com tudo.
    A cor verde ou outra sempre dá mais um click às coisas...torna mais chique.
    Mas o que decidis te está bom...Quando quiserem pintam outra x!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo29.8.15

    Encontro-me de férias na Escócia, de momento em Thurso, a dois passos do Mar do Norte, onde o acesso à Net (e à civilização dum modo geral  ) é bastante difícil.
    Quando regressar a Bagno a Ripoli, o que deverá ser em finais de Setembro, visitarei todos os blogs amigos.
    Até lá desejo-te tudo de bom e dias muito felizes.
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    ResponderEliminar
  17. Renovar faz bem a alma :)
    Feito por nós tem outro sabor, ate mesmo as dores do corpo :)
    Por cá também, andamos ou melhor anda o António a pintar a casa.
    O quarto da Ana foi renovado, ainda estava muito infantil e precisava de ser alterado, adoramos o resultado :)
    Bom fim de semana,
    Beijinhos,
    Rosinha

    ResponderEliminar
  18. Pinta, isso é que foi trabalhar, claro que depois vai valer a pena, esperamos o resultado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Pinta, és uma corajosa, meteres-te a pintar toda uma assoalhada, isso é só para mulheres fortes como tu! Ficamos todas deste lado à espera para ver o resultado do make over! adoro o armário tb restaurado por ti, é romântico e lindo. No tabuleiro das tintas costumo colocar papel prata, tb funciona bem e o tabuleiro fica sempre novo. Vou te mandar email por causa da receita do doce, gostava mesmo de experimentar! beijinhos e bom domingo para toda a família!

    ResponderEliminar
  20. Un color precioso.
    Saludos desde Tenerife

    ResponderEliminar
  21. Pinta,
    Posso dizer que você é uma ninja da pintura...rsrs...Tampar rachas em parede com textura é muito complicado. Ficou perfeito seu trabalho e a pintura também.Parabéns.Essa nova cor ficou linda.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderEliminar
  22. Com capricho tudo ficara lindo!

    Bj

    Www.nutrindoabeleza.com.br

    ResponderEliminar
  23. Com capricho tudo ficara lindo!

    Bj

    Www.nutrindoabeleza.com.br

    ResponderEliminar
  24. Apesar de adoraras tuas bricolices, Pintinha, não pude deixar de reparar na história "triste", que está por detrás deste post! MAs a parte espectacular é ver a guerreira que és, e a volta que deste! Ès espectacular! :))
    beijos

    ResponderEliminar
  25. Este ano cá em casa não há pinturas ... hehehe ... mas para o ano não me safo delas :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Ficou muito lindo seu novo quarto. É bom demais renovar. Adorei a pintura significativa de sua filha:)

    bjinhos

    ResponderEliminar

Humm... estava a ver que não deixavas aqui uma palavrinha, ou duas, ou três!!.....
Eu posso demorar mas vou retribuir a visita!.

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS