20 de setembro de 2015

Esses


Entrei na pastelaria, pedi um café, olhei para o balção e vi uns "esses", pedi três.
€1.50, achei caro, paguei e sai.
Comi um "esse" e fiquei a pensar:
- Eu sei fazer isto!, E por este preço faço uma fornada deles.


 E fiz.


Não são ESSES, são ESSINHOS,
Ficaram pequeninos, mas de sabor estão muito bons.
Na próxima fornada farei ESSES maiores, mas a receita será a mesma, visto que o mal não foi da receita mas sim da cozinheira.
Acho que a esta fornada não deva chamar Esses, minhocas seria mais  apropriado devido ao seu tamanho e espessura, mas em todo o caso deixo a receita.

 Esses de Azeite

4 ovos
125g de açúcar
500g de farinha
1 colher de sopa de canela
120g de azeite.

Junta  os 3  ovos, o açúcar, o azeite e a canela, bater tudo.
Adicionar a farinha e amassar até formar uma massa rija.

Fazer rolinhos e dar-lhes a forma de Esses, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Pincelar os ESSES  com  1 ovo batido e polvilhar com açúcar e canela, levar ao forno quente cerca de 15 minutos. 

Nota: 
Os esses não crescem quando vão ao forno, por isso devem fazer rolos grossos.
 15 m. foi tempo a mais no meu forno a 170º, pois o mesmo já estava quente.
Polvilhei alguns com açúcar e canela, outros só pincelei com o ovo.


                   " Que seja doce, o dia, a vida e a alma!!


  

18 comentários:

  1. Lindos ESSES e os teus, mais bonitos e na certa ,melhores do que os da padaria! E um montão deles! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Realmente Pinta 1,50 por 3 biscoitos assim é caro e ainda pra mais porque é algo que é bastante económico fazer. E quando eu encontro algo acessivel e de compra seja no supermercado ou em qualquer superficie (falando de comida) fico sempre a matutar que grande maioria dos ingredientes não são naturais e têm mais coisas que se as mesmas coisas fossem feitas como fazemos em casa. Ora se já usam ingredientes que fazem as coisas render, serem mais apeteciveis sai-lhes mais barato e ainda assim muitos colocam uma margem de lucro impressionante... Obrigada pela receita, tendo andado preguiçosa para fazer doces, mas biscoitos é sempre daquelas coisas que é bom ter em casa ;o) Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Maravilha!..
    Não te esquecer que tudo o que é vendido para comer tem 23% de IVA, um horror e as pastelarias aproveitam-se disso.
    beijinho , eugénia

    ResponderEliminar
  4. Que belo aspecto.
    Devem ter ficado muito bons.
    Beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  5. Bom aspecto =)
    E podem ser essinhos que a malta não se importa lol =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Podem ter ficado pequeninos mas devem estar muito bons! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os teus esses ficaram mais magrinhos, mas de certeza saborosos, quantos mais fizeres mais perfeitos ficam. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro Esses :)
    Assim que tiver tempo vou testar a tua receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Realmente fizeste um negócio fantástico. Porque não vendes? Ficarás milionária!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mas que rica ideia! E em casa, podes fazer todas as letras! ;)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Que delícia!! vou tentar ver se acerto:) Brigadinha! aparência linda.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Que receita tão simples e tão boa!! Obrigada por a partilhares!
    Beijinho grande e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Hummm adoro esses, vou experimentar a tua receita :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Esse pote cheio de esses cá em casa fazia "serviço" :) Também faço uns cá em casa que os miúdos adoram, mas levam tanta manteiga ... vou guardar esta receita que me parece ser mais saudável ...
    beijinhos e um dia doce tb para ti

    ResponderEliminar
  15. Vou levar a receita comigo, adorei a receita!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  16. Ficaram com um ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
  17. Que apetitosos! Quando você diz para bater, é no liquidificador ou na batedeira? Ou na mão mesmo?
    Estou decidida a testá-los.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Agora ia uns com um chá...

    ResponderEliminar

Humm... estava a ver que não deixavas aqui uma palavrinha, ou duas, ou três!!.....
Eu posso demorar mas vou retribuir a visita!.

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS