8 de setembro de 2015

Luto




Não sei muito bem o que escrever!
A nossa relação nunca foi boa, mas era o meu pai.
Partiu como nunca foi na vida, calmo e sereno
O texto abaixo foi escrito pela Lúcia, talvez a  unica pessoa que conseguia ter uma conversa com ele.
Eu e o meu irmão estamos a cuidar da minha mãe.



Poucos o tratavam pelo nome.
Era conhecido como " esgravulha" " "fala barato", "chato" ou " espalha brasas"...
Nenhum dos que lhe eram próximos se livrou de ser brindado com uma das suas brilhantes criações : "Carochinha", " burricalha", " carocho" , " Tanzânia", " Borreguitos", " Ursa" entre outras pérolas !
Tinha um feitio muito próprio e onde chegava tinha de marcar presença fazendo-se notar muitas vezes pelas piores razoes !
Poucos compreendiam aquele seu humor rebuscado, negro e incomodo e era difícil conseguir ganhar o seu respeito !
Mas era um artista. Lembro-me de o ver esculpir a Madeira com uma pequena navalha e criar diversas peças que foi distribuindo pela família. 

Orgulhava-se das vezes que tinha sido entrevistado em diversos programas de Tv ou nos jornais locais onde divulgava os legumes gigantes que cultivava no pequeno quintal .
Mas até isso a idade lhe foi roubando!
Desde que nasceu que se tornou perito em enganar a morte ... mas algum dia ela teria de o vencer .
O dia chegou !
Até sempre avô Heleno

36 comentários:

  1. Meus sentimentos e que tua mãe fique bem! Lindo o texto da Lúcia ,sdespedindo-se do avô... Que ele descanse em paz e todos fiquem bem! bjs chica

    ResponderEliminar
  2. Oh Pinta...
    Beijinho grande, e abraço apertado!

    Que descanse em Paz...

    ResponderEliminar
  3. Lamento Fernanda.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  4. Os meus sentimentos minha querida!!
    Beijinho e força para toda a família.

    ResponderEliminar
  5. Meus sentimentos! Lindo texto de despedida, força a toda família. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Meus sentimentos! Lindo texto de despedida, força a toda família. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Nanda,

    os meus sinceros sentimentos, beijinhos para toda a família e nunca te esqueças que só morre quem a gente esquece.

    São

    ResponderEliminar
  8. Força Pinta, os meus sentimento e muita força e apoio para vós todos e a tua mãe.
    Beijinho do fundo do coração

    ResponderEliminar
  9. Os meus sentimentos muito sinceros. Ele estará para sempre no vosso coração.
    Beijinhos
    Olga

    ResponderEliminar
  10. Olá Pinta.
    Lamento muito a morte do seu Pai, mas mais tarde ou mais cedo é o que nos acontece a todos e apenas ficam as lembranças que nos acompanharão para sempre, como aquelas que a sua filha escreveu. Essas, serão sempre recordadas especialmente em reuniões de família, e então é como se estivessem presentes. Eu já perdi os dois há bastantes anos e sei que é assim. A dor desaparece o resto não se esquece.
    Beijos
    Milai

    ResponderEliminar
  11. Os meus sentimentos, um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  12. Compreendo o teu sentimento ambíguo, Pinta. Apesar da má relação, corre nas tuas veias o seu sangue. Os meus sentimentos, fiquem bem. Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Os meus sentimentos Pintinha .
    Espero que fiquem bem ,muita LUZ
    xi coração
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Mesmo tendo sido uma pessoa difícil, pai é pai. Provavelmente terá feito o melhor que pôde, ainda que possa ter sido insuficiente. Lamento, Pinta. Os meus sentimentos, ânimo para darem apoio à mãe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Tempos difíceis, querida Pinta...
    Um beijo muito grande.

    ResponderEliminar
  16. Pinta os meus sentimentos. Muita força para todos.
    Um beijinho e um abraço apertado!

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  17. Lamento Pinta, é uma hora difícil, agora há que cuidar da mãe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Lamento Pinta. Percebo o que queres dizer, apesar de não terem grande relação era teu pai.
    Um xi-coração muito forte e muita força para a vossa família.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Um abracinho apertado. Creio que apesar de todas as circunstâncias não deva ser fácil. :( Muita força!

    ResponderEliminar
  20. A vida tem destas coisas, todos teremos esse fim, força e muitos beijinhos em especial para a tua mãe.

    ResponderEliminar
  21. Muita força Pinta :) Os meus sentimentos :)
    Um abraço apertadinho :)

    ResponderEliminar
  22. Os meus sentimentos, vais sentir-lhe a falta daqui a algum tempo...
    Também a minha relação com a minha mãe era assim, azeda, e agora tenho saudades dela.
    beijinho

    ResponderEliminar
  23. Anónimo10.9.15

    Os meus sentimentos. Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  24. sinto muito!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Um abraço, Pinta!
    Tenho muita pena da tua pena!
    Nina

    ResponderEliminar
  26. Os meus verdadeiros sentimentos Pintinha!
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Anónimo13.9.15

    Sinto muito Pinta :(
    beijinho

    ResponderEliminar
  28. Anónimo13.9.15

    Perdi o meu pai, faz esta noite pelas 3h50m 3 semanas e sei como dói. Ao contrário do seu, o meu pai partiu em aflição...a minha mãe ainda chamou o 112, mas partiu em 15 minutos. O meu pai não era uma pessoa fácil de lidar, mas eu fui sempre mais ligada a ele do que à minha mãe...compreendia-o melhor que todos e defendia-o sempre. Às vezes zangava-me, pois ele dizia e fazia-me coisas estúpidas. A dôr é imensa, pois gostava tanto de o abraçar agora e não posso mais...apesar de ele não ser nada dessas coisas. Ao ter que remexer e organizar as coisas dele, vou descobrindo sensibilidades que lhe desconhecia. Prepare-se para lhe acontecer o mesmo. Aí vai doer ainda mais...mas agora, tem que cuidar de si, para poder apoiar a sua mãe, o seu irmão e certamente as suas filhas..Um Grande Abraço, Filomena Gil

    ResponderEliminar
  29. Lamento! Não é fácil lidar com a perda de alguém, não é fácil lidar com a perda de quem nos é tão próximo...
    Muita força pra ti e pra família.

    Bjnhs PINTA

    ResponderEliminar
  30. Querida Pinta, só agora li que perdeste o teu pai. Ele não soube ser diferente... como tu desejarias que tivesse sido, mas foi o teu pai! Lamento isso tudo e, por isso, envio-te os meus sentidos pêsames.
    Ao contrário de ti, quando o meu adorado pai morreu aos 53 anos, sendo eu uma jovem com 18... perdi parte de mim nessa altura! Ainda hoje o choro e a este choro junto as lágrimas da perda da minha querida mãe o ano passado, com 97 anos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Sinto muito :( Força! Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Apesar de...bj amigo e os meus pêsames

    ResponderEliminar
  33. Apesar de...bj amigo e os meus pêsames

    ResponderEliminar
  34. Lamento muito a perda, sei que estará sempre presente nas recordações boas que terás dele. Acredito que o soubeste compreender nessa diferença, pois era o teu pai. Muita força, muito ânimo, muita coragem... :)
    Um abraço apertado com um beijinho carinhoso, Pintinha!

    ResponderEliminar

Humm... estava a ver que não deixavas aqui uma palavrinha, ou duas, ou três!!.....
Eu posso demorar mas vou retribuir a visita!.

GOSTAM DA PINTA...

Outras PINTAS